Escolha uma Página

Como Elaborar Bons Cronogramas?

Série 100% Gratuita no Youtube!

Aprenda os métodos essenciais para definir as atividades do projeto, fazer o sequenciamento correto, estimar datas de início e término e conseguir entregar seu projeto na data prevista!

FIQUE POR DENTRO DAS MELHORES TÉCNICAS EM GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA.

Confira o cronograma abaixo, defina um lembrete para cada aula, e se prepare, para receber os 6 vídeos da série no meu canal!

Vídeo 1

O que é caminho crítico do projeto?

Neste vídeo, você vai aprender tudo o que é necessário para definir e construir um bom cronograma para gestão de projeto. Em primeiro lugar, antes de falar do cronograma, você precisa entender que as tarefas dependem das entregas. A definição do escopo e a elaboração da Estrutura Analítica do Projeto (EAP ou WBS).

Vídeo 2

O que é e como usar o Método da Corrente Crítica? 

O método da Corrente Crítica elimina as “folgas” ou “gordurinhas” das atividades dos projetos, concentrando essa segurança em pontos estratégicos, onde ela possa ser utilizada de forma mais eficaz (GOLDRATT, 1998). Desta maneira, podemos evitar a Síndrome do Estudante, deixar para começar a tarefa o mais tarde possível, causando atrasos.

Vídeo 3

Estimativa Análoga: Como Estimar Durações e Custos? 

A estima análoga é utilizada durante o inicio de um projeto, servindo como uma estimativa que é implementada com base em cronogramas de projetos similares, gerando uma analise preliminar de durações e custos. Esta estimativa é rápida de ser aplicada, e com isso seu ponto negativo é ter uma baixa precisão, focando em ter uma estimativa preliminar de forma mais simples e rápida possível.

Vídeo 4

Estimativa Paramétrica: Como Estimar Durações e Custos? 

A estimativa paramétrica é uma estimativa mais precisa que outras, o que acaba demandando mais trabalho para elabora-la. Ela aparece em etapas de planejamento detalhado e necessita de uma formula matemática para funcionar (além de informações prévias especificas para o seu cronograma). A sua aplicação resulta na entrega dados importantes e de grande valor para o cronograma do projeto, muitas vezes valendo o esforço de aplica-la.

Vídeo 5

Estimativa Bottom-Up vs Estimativa Top-Down: Estimar Durações e Custos em Projetos 

O método Top-Down é menos preciso porém mais rápido e simples de aplicar, enquanto a estimativa Bottom-Up por sua vez é muito mais precisa porém demanda mais trabalho e complexidade. O Top-Down é um modelo de estimativa macro, muito comum de aparecer em fases iniciais do projeto, em uma etapa onde é necessário um cronograma porém o gerente ou a equipe de planejamento não detém o conhecimento de todos as tarefas necessárias no projeto. Já a Bottom-up aparece muitas vezes como uma etapa posterior, em uma evolução do cronograma onde se tem noção mais aprofundada de todas as tarefas necessárias para adicionar ao cronograma do projeto.

Vídeo 6

O que é Estimativa de Três Pontos? Estimar Durações e Custos em Projetos PERT CPM

A estimativa de três pontos também conhecida como PERT (Program Evaluation and Review Technique) considera o risco e a incerteza através de três cenários para estimar tanto a duração quanto o custo de uma atividade. O cenário pode ser otimista, pessimista ou mais provável e iremos aprofundar neste tópico nesta aula:

O ALARME SALVA!

Não dá para contar apenas com a memória para coisas tão importantes. Por isso, vá agora mesmo no aplicativo de alarme do seu celular e crie 6 alarmes: 1 para cada aula!
Lanlçamos o curso nos dias 17, 18, 19, 20, 21, 22 DE JUNHO, SEMPRE ÀS 19H.

Mas a gravação permanecerá no canal.

ATENÇÃO: As aulas da série Gerenciamento de Cronogramas, estão gravadas e permanecerão disponíveis no Youtube e sempre gratuitas.

Por isso, compartilhe com seus colegas e amigos!

Envie suas perguntas nos comentários, a qualquer momento e fique atento, pois você receberá minha resposta.

IMPORTANTE: Assista este curso gratuito e participe dos 3 encontros da Semana GP para emitir seu certificado de 8h

X